Turismo em Úmbria

Localizada bem no centro da Itália, a região de Úmbria foi originalmente etrusca, e mais tarde passou pelas mãos do Império Romano. Sem saída para o mar, Úmbria não atrai o turismo em massa. Contudo é uma das regiões mais fascinantes da Itália e a maior fonte italiana de ruínas, templos e construções da Idade Média.

Como principal região histórica do país, Úmbria possui muitas cidades interessantes. Perugia, sua capital, foi uma das mais importantes cidades etruscas da Antiguidade. Muitos monumentos e construções desta época ainda podem ser vistos, além do interessantíssimo Museu Nacional Arqueológico, muito procurado por turistas e curiosos em geral.

A impressão que temos é de que todas as cidades de Úmbria ficam no topo de um morro, cercada por muralhas. Montefalco e Spoleto foram aldeias medievais, e suas principais características são as ruelas, pontes e ruas irregulares que cortam as duas cidades, marcas conservadas de seu passado histórico. Spoleto é famosa também por sediar o Festival dei Due Mondi no Verão.

Úmbria - ItáliaEntretanto, as cidades que mais conservam seu passado medieval nas construções e relíquias são Assis e Gubbio, dois lugares encantadores. Igrejas, castelos, escadarias, pequenas ruas e pontes enfeitam a cidade e transportam seus visitantes para um tempo longínquo. Em Gubbio, é interessante visitar, em meio de suas torres e passagens cobertas, no final da Via dei Consoli, a curiosa Fontana dei Matti (Fonte dos Loucos, em italiano). Diz a lenda que quem der três voltas completas ao seu redor perde completamente a razão e ganha o título de “Maluco Honorário de Gubbio”. Já a misteriosa Assis é muito conhecida por ser a terra de São Francisco, e recebe muitos fiéis na Basílica di San Francesco.

Mas além das grandes cidades, ainda encontram-se pequenos vilarejos romanos e burgos medievais conservados e habitados, todos cheios de restaurantes, cantinas e bares com o melhor da culinária e dos costumes italianos. Quem visita Úmbria tem que passar pelo menos uma tarde caminhando por entre as ruas estreitas, visitando seus museus e casarões e terminar a noite em um bom restaurante tomando um vinho tradicional da região.

Apesar de não ser tão procurada pelos turistas quanto a sua vizinha Toscana, Úmbria recebe muitos visitantes todos os anos e possui uma ótima infra-estrutura hoteleira para acomodar a todos. Há muitos hotéis na região, alguns deles ficam em casarões antigos, estruturados quase como mini castelos medievais, e as decorações são incríveis. Os preços também variam, mas uma coisa é certa: conforto e bons serviços não faltam. Aqui você encontrará bons hotéis para ficar poucos dias, e hotéis mais econômicos se a intenção é gastar mais tempo na região. Neles também é possível conseguir informações e ótimas dicas sobre tudo o que está rolando nas cidades, todos os festivais, shows, feiras, encontros, exposições, etc.

Se surpreenda visitando a encantadora e misteriosa Úmbria.