Pousadas em Ilhéus, BA

Ilhéus é tão antiga quanto o Brasil, pois remonta á época das Capitanias Hereditárias, doada a Jorge Figueiredo Correia, em 1535, pelo rei de Portugal. Ilhéus foi reconhecida como cidade em 1881 e ficou famosa mundialmente por ser o berço do escritor Jorge Amado e por ambientar os seus romances. A cidade é muito visitada e investe muito no setor de turismo, abrigando muitos restaurantes, bares, hotéis e pousadas maravilhosas em suas praias cinematográficas.

A principal atividade econômica da cidade foi a produção de cacau. Tanto que a visita à cidade é uma grande viagem pela época em que os coronéis do cacau habitavam os casarões que ainda são conservados. Hoje, Ilhéus praticamente vive do turismo, sendo o terceiro maio pólo turístico da Bahia, atrás somente de Salvador e de Porto Seguro. Considerada a maior cidade litorânea do sul da Bahia, suas principais atrações turísticas não poderiam deixar de ser as praias.

Claro que, além dessas praias perfeitas que já é praxe das cidades nordestinas, Ilhéus também possui pontos turísticos culturais muito interessantes. Lá os visitantes irão encontrar a casa de Joge Amado, que hoje está sendo transformada no Centro Cultural Jorge Amado, com exposições permanentes do escritor, uma biblioteca e atividades artísticas e culturais. Também não se pode deixar de visitar as igrejas, antigas e cheias de histórias pra contar, o Parque de Una, e os passeios de canoa e barco por rios e lagoas próximas da região.

Entre as opções de hospedagens disponíveis, uma das mais interessantes são as pousadas que Ilhéus tem para oferecer. A maior parte delas fica localizadas à beira mar, possuem ótimos serviços e infra-estrutura, como piscinas, decks nos quartos, e refeição completa. Porém é possível encontrar pousadas nas áreas mais afastadas das praias, e próximas aos centros históricos.

Ilhéus não vai deixar a desejar a nenhum visitante. Cada casarão histórico, cada igreja, cada loja de chocolate vai surpreender e conquistar o turista. A cidade respira o cacau e a literatura de Jorge Amado, e inebria com o mesmo aroma todos os que se aventuram por suas terras, aventura que vale a pena.

Pousadas em Salvador
Pousadas em Porto Seguro
Pousadas na Ilha de Comandatuba
Pousadas em Trancoso